Seja bem vindo ao nosso portal de serviços.
(66) 3544-6080
As 5 Energias e a Alta Performance

Caro leitor, você tem acordado com energia e disposição para encarar o seu dia? Tem se sentido focado em suas atividades? E emocionalmente, tem se sentido equilibrado e tranquilo? Financeiramente você tem controle sobre os seus gastos, consegue realizar investimentos e se sente realizado? Tem conseguido exercer o seu propósito de vida? Afinal, você sabe qual é o seu propósito de vida?

Se você respondeu sim para todas as questões, parabéns! Você provavelmente é uma pessoa de alta performance! Agora, se a maior parte das suas respostas foram “não” ou “mais ou menos”, você sabe quais têm sido seus sugadores de energia?

Vamos iniciar falando sobre a energia básica, aquela que se você não cuidar não terá disposição para nada: a Energia Física.

Obtemos energia física para realizar qualquer atividade do dia a dia se:

·         Dormimos de 6 a 8 horas por dia;

·         Bebemos no mínimo 2 litros de água por dia;

·         Nos alimentamos de maneira equilibrada (consumo de grãos, proteínas, frutas e vegetais);

·         Mantemos uma rotina de atividades físicas.

Já a energia mental é a capacidade de manter o foco nas atividades que realiza, sendo capaz de se manter alerta e otimista, conseguindo pensar de forma clara e lógica mesmo quando as coisas parecem estar indo para um caminho não desejado. É conseguir eliminar de seus pensamentos todos os lixos mentais (aquelas conversinhas internas que temos com nós mesmos que são negativas e nos limitam). Qual resultado você está buscando para a sua vida? Nas suas relações? É ter sucesso? É ser promovido? É ser assertivo? E o que uma pessoa que tem sucesso, é promovido e é assertivo faz que é observável? São perguntas que você pode responder para saber onde focar e o que focar para melhorar a sua energia mental.

Temos também a energia emocional, que quando está equilibrada faz você se sentir realmente conectado com o presente, com cada situação, observando e entendendo tudo que você está ouvindo e sentindo enquanto as coisas acontecem, aqui e agora. É, a partir disso, você conseguir escolher a melhor emoção para reagir a cada situação do seu dia, tendo ciência de que a maneira como se comporta e seu estado de humor, impactam e influenciam outras pessoas a agir e a terem também reações positivas ou negativas. E você, como tem impactado as pessoas ao seu redor com seu comportamento e suas emoções?

A energia espiritual não está relacionada a espiritualidade em si, mas está relacionada a quanto você se mantém fiel aos seus valores pessoais e ao seu propósito de vida. É quando você sente que está fazendo o que deveria estar fazendo, com a sensação de dever cumprido e plenitude. É acordar e sentir que está levantando para realizar o seu propósito de vida! Meditar, orar e agradecer/exercitar a gratidão são uma das práticas que podem ser adotadas para melhorar a energia espiritual. Além disso reflita, qual é o legado que você quer deixar no mundo? Para o seu filho, sua família, para as pessoas que convivem contigo, no seu trabalho?

Por último e não menos importante, temos a energia financeira. Você já perdeu o sono pensando naquela conta que vai ter que pagar e não tem dinheiro porque fez uma compra por impulso? E aquela viagem que você quer fazer? Pois é, conseguirá fazer essa viagem sem acumular mais dívidas? Cuidar da sua energia financeira é cuidar do seu financeiro. É não gastar mais do que ganha, é se planejar com gastos de curto, médio e longo prazo para não comprar por impulso, é conseguir equilibrar seus ganhos para também poder se divertir e realizar coisas que gosta, poupar, investir.

Cuidar dessas cinco energias é o primeiro passo para começar a melhorar sua performance. E ai, por onde você acha que pode começar para ter energia para performar mais?


Fonte: Karen Zancanaro