Seja bem vindo ao nosso portal de serviços.
(66) 3544-6080
Procon-MT dá dicas para compras do dia dos namorados

O Dia dos Namorados continua sendo uma data comemorativa com alta intenção de consumo entre os brasileiros. E quando tem consumo, tem dúvida sobre os direitos dos consumidores, principalmente trocas, produtos com defeito e compras pela internet. 

No caso de perfumes ou outro tipo de cosmético, fique atento à embalagem. Todas as informações sobre o produto devem constar de forma clara, objetiva e em língua portuguesa. Entre essas informações, o Procon-MT destaca: prazo de validade, instruções de uso, registro no órgão competente, composição, volume/quantidade, identificação sobre o fabricante e, se for o caso, sobre o importador.

Já em relação a vestuário, a maior dúvida é sempre em relação à troca do produto - caso não sirva no presenteado, por exemplo. A loja só fica obrigada a trocar um produto, explica Valquíria, caso ele apresente vício de qualidade - defeito. Essa regra é amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Segurança durante as compras 

É obrigatório o uso de máscaras por todos, mais ainda nesses dias de intenso movimento no varejo. Aos comerciantes é preciso ressaltar a manutenção das medidas de biossegurança dentro das lojas, principalmente o distanciamento social, a higienização frequente do local e o fornecimento de álcool 70% para os clientes”, pontuou a coordenadora de Educação para o Consumo. 

Confira outras orientações do Procon Estadual para os consumidores que vão às compras esta semana: 

- Nas compras realizadas pela internet ou catálogo, por exemplo, o consumidor tem o direito de arrependimento. Ou seja, pode desistir da compra até sete dias a partir do recebimento do produto; 

- Nas compras online, verifique se o site possui: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de atendimento. Você inclusive pode checar a reputação da loja na plataforma www.consumidor.gov.br , caso ela esteja entre as mais de 800 empresas cadastradas;

- Fique atento às taxas de frete e ao prazo de entrega;

- Na hora da confirmação dos dados pessoais e de seu cartão de crédito, leia e preencha com atenção; 

- Para compras on-line, não utilize redes públicas ou computadores compartilhados. Sempre use uma conexão segura;

- Exija a nota fiscal sempre. Esse comprovante de compra garante a legalidade da relação de consumo, e será solicitado em eventual troca ou uso da garantia. Além disso, a nota é fundamental caso seja necessário acionar os órgãos de defesa do consumidor. 

 

Procon-MT 

Caso tenha algum problema na compra de produtos/serviços e não consiga resolver diretamente com o lojista, o consumidor pode procurar o Procon-MT para registrar sua reclamação. O atendimento presencial na sede do órgão deve ser agendado pelo WhatsApp (65) 99228-3098.

Em Sorriso o Procon funciona na sede do Ganha Tempo, localizado na Av. Mato Grosso, 2458, Centro Norte, Telefone:  (66) 3907-8014 e funciona de segunda á sexta, das 7h às 13h. 


Fonte: Procon-MT